A linguagem de programação para sites é a organização de distintas formas de construir códigos que são capazes de construir páginas na internet que realizam várias funções — exibir conteúdos, produtos, vídeos, imagens, entre outras formas de disseminação de informações on-line.
Cada uma delas tem objetivos, qualidades, facilidades e dificuldades diferentes O desenvolvedor web precisa, então, ter o conhecimento de vários desse “idiomas” para que possa realizar seus projetos.
Linguagem de Mercado:
Java — faz configurações simples em sites e, principalmente, aplicativos;
JavaScript — versão que originou do Java, consegue desenvolver páginas mais elaboradas, com conteúdos que interagem entre si, multimídia, entre outras coisas;
CSS — mecanismo responsável pela adição de estilos em documentos web, em um mecanismo de cascatas;
PHP — possui um sistema de códigos abertos, que não requer licenciamentos, e é uma das linguagens mais simples, sendo recomendado para programadores iniciantes;
HTML — essa linguagem de marcação de hipertexto é a forma mais básica de construção de páginas na web.
Além dessas, ainda existem outras formas de elaborar os códigos, como .NET, ASP, Ruby, Perl, Python, C e C++.
Então, qual a melhor linguagem de programação a ser utilizada?
Agora que já sabe o que são as linguagens, chegou o momento de escolher qual utilizar. Já que existem várias delas, você deve estar se perguntando se não existe alguma que seja a mais abrangentes e, portanto, a melhor a ser utilizada. Entretanto, este não é um conceito que realmente existe dentro da programação.
No universo dos códigos, a ideal é aquela que se adequa ao tipo de projeto que está sendo desenvolvido. Inclusive, é válido ressaltar que, para cada questão que o programador encontrar, existem, também, inúmeras formas de resolver.
Confira alguns cenários possíveis e algumas das maneiras mais comuns de tratar estas situações de desenvolvimento.
Páginas estáticas
Sabe quando você entra em uma página com conteúdo institucional — quem somos, missão e valores, produtos e serviços oferecidos, informações de contato, entre outros? Essas são consideradas estáticas porque não requerem atualizações constantes, rotatividade de dados, criação de mecanismos de visualização elaborados, ou outros recursos.
Para esse caso, o mais recomendado é utilizar ou a linguagem de programação para sites HTML ou CSS. Isso porque ambos conseguem fornecer ao profissional os elementos básicos para a criação da página, já que elas são bastante simples — muitas vezes não contam nem com arquivos de multimídia, como imagens.
Este também é o caso das landing pages — “página de aterrissagem”, que é um recurso utilizado pelo marketing digital para a obtenção de mais leads e aumento na taxa de conversão de um site.
Páginas com rotatividade de conteúdo
Por outro lado, há sites que precisam de configurações mais complexas para que seja possível a criação de estruturas que permitam maior rotatividade. É o caso de blogs e portais de notícia, que atualizam periodicamente e precisam de projetos que possam oferecer aos usuários formas de visualizar melhor esses conteúdos.
Nessa situação, o uso do PHP se faz mais comum. Afinal, ele permite maior dinamismo na criação de códigos e pode ser trabalhado diretamente junto ao servidor.
Aliás, este é o mesmo caso para não apenas geradores de conteúdo, mas também para lojas virtuais. Se você tem a intenção de abrir um e-commerce, o mais recomendado é utilizar esse tipo de linguagem. Inclusive, é possível fazê-lo por meio do WordPress, já que essa plataforma faz a criação de sites com base no PHP.
Redes interativas
Você já parou para pensar qual tipo de linguagem de programação é usado para a criação de plataformas sociais de interação, como Facebook, Twitter e os serviços do Google, como YouTube e Gmail?
Para esse tipo de projeto, utiliza-se o JavaScript. Essa modalidade é conhecida por permitir a criação de estruturas que facilitam não apenas a navegação dos usuários, mas a utlização de sistemas de redes sociais.
Aplicativos mobile
Possuir versões do site que sejam mobile friendly às vezes não é o suficiente, pois não conseguem oferecer toda a praticidade possível para aqueles que têm a tecnologia na palma das mãos.
A criação de aplicativos é, então, uma ótima saída para melhorar a experiência do usuário e torná-lo mais próximo da marca. E, para isso, recomenda-se tanto o Java quanto o JavaScript, que são os favoritos para esse tipo de finalidade.
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